domingo, 12 de outubro de 2014

Plano de aula utilizando o Google Earth


O uso do Google Earth para ensinar cartografia.
 
 
 
 

   Objetivos:

Assimilar a representação cartográfica.
Conhecer diversos tipos de representação de superfície terrestre e suas funcionalidades, como por exemplo: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais

Desenvolver noções locais e espaciais
.
 
Turmas destinadas:

6º, 7º, 8º e 9º anos.

 Tempo estimado

6 Aulas

Recursos:

Papel, régua, lápis, computador com acesso à internet e o programa Google Earth

 Desenvolvimento:

1º Momento:

Estimule os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Peça que transformem a observação num croqui, cuidando para representar as referências.

 2ºMomento:

Utilizando computadores, divida a turma em grupos e solicite que explorem este site. Explique que o desafio é encontrar, entre os mapas disponíveis, um que mostre a localização da escola. Oriente-os a comparar os croquis com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados? Explique que os desenhos disponíveis são representações bidimensionais de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos.

 3ºMomento:

Este é o momento de visualizar a localização em imagem real. Abra o programa Google Earth e convide a turma a buscar uma imagem da escola. Siga o seguinte procedimento: clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Introduza o nome da cidade e oriente os estudantes a aproximar a imagem até o objetivo. Pergunte aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Leve-os a perceber que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical.

 4ºMomento:

Solicite aos alunos que comparem a imagem do Google Earth com o croqui que haviam elaborado e observem o que querem acrescentar ou modificar.

Avaliação:

A avaliação será realizada mediante a observação dos alunos, onde será verificado se os mesmos compreenderam as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.

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