O
uso do Google Earth para ensinar cartografia.
Objetivos:
Assimilar a representação cartográfica.
Conhecer diversos tipos de representação de superfície terrestre e suas funcionalidades, como por exemplo: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais
Desenvolver noções locais e espaciais.
Desenvolver noções locais e espaciais.
Turmas
destinadas:
6º, 7º, 8º e 9º anos.
6 Aulas
Recursos:
Papel, régua, lápis, computador com acesso à internet e o
programa Google Earth
1º
Momento:
Estimule os alunos a observar o trajeto desde a casa até a
escola, identificando pontos para a localização. Peça que transformem a
observação num croqui, cuidando para representar as referências.
Utilizando computadores, divida a turma em grupos e solicite
que explorem este site. Explique que o desafio é encontrar, entre os mapas
disponíveis, um que mostre a localização da escola. Oriente-os a comparar os
croquis com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são
identificados? Explique que os desenhos disponíveis são representações
bidimensionais de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala
específicos.
Este é o momento de visualizar a localização em imagem real.
Abra o programa Google Earth e convide a turma a buscar uma imagem da escola.
Siga o seguinte procedimento: clique no botão "Mostrar a barra
lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a
imagem "voar" até o país. Introduza o nome da cidade e oriente os
estudantes a aproximar a imagem até o objetivo. Pergunte aos alunos o que estão
vendo. É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Leve-os a perceber que
imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano
vertical.
Solicite aos alunos que comparem a imagem do Google Earth com
o croqui que haviam elaborado e observem o que querem acrescentar ou modificar.
Avaliação:
A avaliação será realizada mediante a observação dos alunos,
onde será verificado se os mesmos compreenderam as diferentes formas de
representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa
virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com
outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de
aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção
de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.
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