terça-feira, 21 de outubro de 2014

Plano de aula: Memórias do Holocausto através do Diário de Anne Frank


Memórias do Holocausto através do Diário de Anne Frank.
 
Introdução:

      O contexto histórico da II Guerra Mundial foi palco de grandes entraves que afetaram muitas sociedades, suas políticas governamentais incluíam aspectos que denigriam os setores à margem das utopia das classes dominantes. Nesse sentido a xenofobia foi uma das conjecturas que se estabeleceram nesse momento, sendo o Holocausto resultado disto.

 
Área: Língua Portuguesa.

Possibilidade Interdisciplinar: História e Geografia.

Duração: seis aulas

Objetivos:

    Entender o contexto histórico da autora do Diário, isto é a menina Anne Frank.

   Comparar obras do mesmo contexto histórico (II Guerra Mundial na Alemanha).

    Identificar os países que aparecem no Diário (ou trecho analisado), assim como identificar os países que participaram da II Guerra Mundial.

   Coletar informações de diferentes fontes históricas sobre o tema Holocausto.

Conteúdos:

Contexto histórico da II Guerra Mundial.

A Alemanha nazista e a Política Xenofóbica .

As característica da escrita feita em um Diário.

O recorte geográfico da II Guerra Mundial.

 
Turmas destinadas:

6º, 7º, 8º e 9º anos.

 
Tempo estimado

Seis Aulas

 Recursos:

Papel, lápis, tv, dvd e datashow .

 
Desenvolvimento:

1º Momento:

     Apresente aos alunos o diário de Anne Frank (ou trecho) e estabeleça uma roda de conversa com os mesmos de maneira que estes possam expressar suas opiniões acerca da obra, assim como seus conhecimentos prévios sobre a II Guerra Mundial.

   

2ºMomento:

    Peça aos alunos que leiam o trecho do livro, depois apresente a estes novos trechos de outras obras, ou entrevistas feitas com indivíduos que participaram da II Guerra Mundial. Podem ser apresentados também filmes ou documentários, desde que sejam feitas as reflexões necessárias acerca da utilização destas fontes.  Solicite que os alunos comparem-as e visualizem proximidades e oposições.

 
Exemplos de Filmes e Documentários que podem ser utilizados:

                                               O Diário de Anne Frank

 
 
Olga
 
 
 Documentário: Memórias de Sobreviventes.


3ºMomento:

    Aproxime os alunos do contexto histórico da II Guerra Mundial, apresentando slides com imagens da mesma, se acaso a escola não disponibilizar de tal recurso, utilize as imagens do próprio livro didático de História. A cada imagem discuta com os discentes aspectos inerentes a estas, explique como se estabelecia o preconceito étnico pelos países dominadores, principalmente a Alemanha, discorra a funcionalidade dos campos de concentração, a as ferramentas utilizadas pelos países detentores do poder para estabelecerem sua hegemonia.

 
4ºMomento:

   Identifique com seus alunos os países que participaram da II Guerra Mundial, pesquise os continentes aos quais estes se localizam, os hemisférios, o clima, o relevo  entre outros aspectos geográficos. Se achar interessante utilize o Google Earth como recurso.
 
Avaliação:

    A avaliação será realizada mediante a observação dos alunos, onde será verificado se os mesmos compreenderam as diferentes formas de escrita, entre ela os diários , verificar-se-á se os mesmos assimilaram o contexto histórico marcado pela II Guerra Mundial, assim como aspectos inerentes a esta, e também se os mesmos conseguiram realizar comparações entre as fontes.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário