Memórias
do Holocausto através do Diário de Anne Frank.
Introdução:
O contexto histórico da II Guerra Mundial
foi palco de grandes entraves que afetaram muitas sociedades, suas políticas
governamentais incluíam aspectos que denigriam os setores à
margem das utopia das classes dominantes. Nesse sentido a xenofobia foi uma das
conjecturas que se estabeleceram nesse momento, sendo o Holocausto resultado
disto.
Possibilidade
Interdisciplinar: História e Geografia.
Duração:
seis aulas
Objetivos:
Entender o contexto histórico da autora do
Diário, isto é a menina Anne Frank.
Comparar obras do mesmo contexto histórico
(II Guerra Mundial na Alemanha).
Identificar os países que aparecem no
Diário (ou trecho analisado), assim como identificar os países que participaram
da II Guerra Mundial.
Coletar informações de diferentes fontes
históricas sobre o tema Holocausto.
Conteúdos:
Contexto histórico da II
Guerra Mundial.
A Alemanha nazista e a
Política Xenofóbica .
As característica da escrita
feita em um Diário.
O recorte geográfico da II
Guerra Mundial.
6º, 7º, 8º e 9º anos.
Seis Aulas
Papel, lápis, tv, dvd e
datashow .
1º
Momento:
Apresente aos alunos o diário de Anne
Frank (ou trecho) e estabeleça uma roda de conversa com os mesmos de maneira
que estes possam expressar suas opiniões acerca da obra, assim como seus
conhecimentos prévios sobre a II Guerra Mundial.
2ºMomento:
Peça aos alunos que leiam o trecho do
livro, depois apresente a estes novos trechos de outras obras, ou entrevistas
feitas com indivíduos que participaram da II Guerra Mundial. Podem ser
apresentados também filmes ou documentários, desde que sejam feitas as
reflexões necessárias acerca da utilização destas fontes. Solicite que os alunos comparem-as e
visualizem proximidades e oposições.
O Diário de Anne Frank
Olga
Documentário: Memórias de Sobreviventes.
3ºMomento:
Aproxime os alunos do contexto histórico da
II Guerra Mundial, apresentando slides com imagens da mesma, se acaso a escola
não disponibilizar de tal recurso, utilize as imagens do próprio livro didático de
História. A cada imagem discuta com os discentes aspectos inerentes a estas,
explique como se estabelecia o preconceito étnico pelos países dominadores,
principalmente a Alemanha, discorra a funcionalidade dos campos de
concentração, a as ferramentas utilizadas pelos países detentores do poder para
estabelecerem sua hegemonia.
Identifique com seus alunos os países que
participaram da II Guerra Mundial, pesquise os continentes aos quais estes se
localizam, os hemisférios, o clima, o relevo
entre outros aspectos geográficos. Se achar interessante utilize o
Google Earth como recurso.
Avaliação:
A avaliação será realizada
mediante a observação dos alunos, onde será verificado se os mesmos
compreenderam as diferentes formas de escrita, entre ela os diários , verificar-se-á se os mesmos assimilaram o contexto histórico marcado pela II Guerra Mundial, assim como aspectos inerentes a esta, e também se os mesmos conseguiram realizar comparações entre as fontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário