A EAD e a formação de
profissionais.
A educação à Distancia na contemporaneidade constituiu-se num suporte
facilitador do processo ensino-aprendizagem, pois possibilitou a inclusão de um
maior número de estudantes que até então se viam impossibilitados de
frequentarem uma instituição de ensino de nível superior.
São diversos os motivos que levam um individuo a não conseguir
frequentar a modalidade tradicional de ensino, isto é, a presencial, como por
exemplo, a distancia até a universidade, a indisponibilidade de tempo
compatível ao horário fixo e rígido do sistema educacional tradicional, a
dificuldade de locomoção como nos caso de indivíduos com algumas deficiências,
entre outros.
O sistema de Educação EAD traz em sua metodologia um enfoque no processo
de aquisição de saberes com ênfase no papel do aluno, pois é o próprio aluno
programa sua rotina de estudo, de acordo com suas capacidades e ritmos de aprendizagens.
O aluno torna-se então o sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem.
A EAD deve fomentar as melhores condições possíveis para
que o aluno possa alcançar a aprendizado de forma efetiva, embora em um ritmo
próprio e peculiar. Ela se estrutura a partir de um paradigma de
ensino/aprendizagem centrado no aluno. (RODRIGUES, 2010,p.38).
A educação à distancia está
inserida no ambiente das novas tecnologias da informação e da comunicação, as
TICs, porém para que estes recursos e metodologias, sejam empregados de maneira
eficaz, se faz necessário “um planejamento, organização e treinamento do
pessoal técnico e docente[...], isto é, um apurado processo de gestão”.
(RODRIGUES, 2010, p.41).
Precisamos então compreendermos que o sistema educacional EAD, traz
inúmeros benefícios, porém se faz necessário um grande comprometimento por
parte dos discentes, pois este tipo de modalidade traz uma certa comodidade,
mas o discente não pode se acomodar, este precisa se organizar e sistematizar
seu estudos para que não se sobrecarregue e acumule atividades.
Apesar das grandes potencialidades apresentadas acima, a Educação a
Distância também possui grandes fragilidades. Um primeiro fator que precisamos
ressaltar pode ser a falta de acesso a tecnologia, apesar de aluno contar com o
apoio do polo, a falta de acesso a tecnologia impossibilita, um processo
ensino-aprendizagem eficaz no âmbito da metodologia EAD. O sistema EAD depende
quase que totalmente das Novas Tecnologias, o que pode acabar por marginalizar
aquela minoria (porém existente) que não possui acesso.
Numa sala de aula do sistema
educacional tradicional, quando um discente possui alguma dúvida, esta é
prontamente suprida pelo professor, porém no caso do sistema EAD, este não
consegue sana-las de imediato o que pode ocasionar uma fragilidade no
aprendizado.
A interação entre professores e alunos na Educação à
Distância não ocorre em tempo real e pro esse motivo, o tempo de resposta tanto
dos professores aos alunos como dos alunos aos professores fica muito comprometido.
Em caso de dúvidas, as perguntas e questionamentos devem ser feitas através das
mídias disponíveis e levam um tempo maior do que se ambas as partes estivessem
fisicamente próximas. A comum utilização de meio escrito e a impossibilidade
imediata de contestamento ou questionamento na comunicação entre instrutores e
aprendizes também prejudicam o entendimento e o esclarecimento das atividades
propostas.de acarretar em uma aprendizagem eficiente. (MORAES, 2010, p.3)
Um outro fator que podemos
considerar como fragilidade no processo ensino- aprendizagem do sistema Educacional a Distancia, consiste no distanciamento entre o professor
e o aluno, que pode acarretar uma debilidade no processo avaliativo.
O distanciamento físico
professor/aluno, impõe limitações na construção de valores agregados ao
processo educativo presencial no que toca a aplicação dos métodos de avaliação
disponíveis. Em decorrência de tal realidade, é necessário que se faça uma
revisão critica do que é avaliação e como ela vem sendo empregada no Ensino a
Distância. (SANTOS, 2009, p.2).
Uma outra questão também referente ao sistema educacional a distancia,
que pode ser considerada uma desvantagem consiste na ruptura do papel do
professor, isto é sob esta nova metodologia de estudo, o aluno passa a ter mais
autonomia do professor, o que poder gerar uma insegurança, já que em todo o seu
processo ensino-aprendizagem anterior o professor possuía papel de destaque.
Também precisamos ter em mente que para um curso de educação a distancia
ser realmente eficaz se faz necessário que este possua uma estrutura e
organização que não se faz de maneira simples e nem mesmo barata, é necessário
que os matérias didáticos disponibilizados por estas instituições sejam claros
e de qualidade, assim como o sistema de transmissão de informações.
Em suma, apesar de compreendermos
que o sistema EAD possui fragilidades e potencialidades, considero então que os
egressos dessa modalidade tenham as mesmas condições de inserção no mundo do
trabalho que os egressos da formação e qualificação pela modalidade tradicional
presencial, pois o processo ensino/ aprendizagem se dá de maneira de tão
eficiente quanto o presencial, porque o sistema EAD, traz inúmeras ferramentas
que aproximam o discente e o docente, o que favorece uma aprendizagem
significativa. Porém percebo também que o empenho do discente de um curso de
EAD pode ser ainda maior, pois na maior das vezes ele é maior responsável pelo
seu conhecimento.
REFERÊNCIAS:
RODRIGUES, Cleide Aparecida Faria. Introdução à Educação a Distancia.
Ponta Grossa UEPG/NUTEAD, 2010
SANTOS, João Francisco Severo. Avaliação no Ensino a Distância .Instituto
Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus, e Universidade do Estado de
Santa Catarina, Brasil. 2009.
Disponível em http://www.rieoei.org/deloslectores/1372Severo.pdf
MORAES, Victor França de. Desvantagens da EAD. UFMG.2010.
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