quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A Educação à Distância e a formação de profissionais.


 

             A EAD e a formação de profissionais.

 

         A educação à Distancia na contemporaneidade constituiu-se num suporte facilitador do processo ensino-aprendizagem, pois possibilitou a inclusão de um maior número de estudantes que até então se viam impossibilitados de frequentarem uma instituição de ensino de nível superior.

        São diversos os motivos que levam um individuo a não conseguir frequentar a modalidade tradicional de ensino, isto é, a presencial, como por exemplo, a distancia até a universidade, a indisponibilidade de tempo compatível ao horário fixo e rígido do sistema educacional tradicional, a dificuldade de locomoção como nos caso de indivíduos com algumas deficiências, entre outros.

         O sistema de Educação EAD traz em sua metodologia um enfoque no processo de aquisição de saberes com ênfase no papel do aluno, pois é o próprio aluno programa sua rotina de estudo, de acordo com suas capacidades e ritmos de aprendizagens. O aluno torna-se então o sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem.

A EAD deve fomentar as melhores condições possíveis para que o aluno possa alcançar a aprendizado de forma efetiva, embora em um ritmo próprio e peculiar. Ela se estrutura a partir de um paradigma de ensino/aprendizagem centrado no aluno. (RODRIGUES, 2010,p.38).

 

             A educação à distancia está inserida no ambiente das novas tecnologias da informação e da comunicação, as TICs, porém para que estes recursos e metodologias, sejam empregados de maneira eficaz, se faz necessário “um planejamento, organização e treinamento do pessoal técnico e docente[...], isto é, um apurado processo de gestão”. (RODRIGUES, 2010, p.41).

         Precisamos então compreendermos que o sistema educacional EAD, traz inúmeros benefícios, porém se faz necessário um grande comprometimento por parte dos discentes, pois este tipo de modalidade traz uma certa comodidade, mas o discente não pode se acomodar, este precisa se organizar e sistematizar seu estudos para que não se sobrecarregue e acumule atividades.

          Apesar das grandes potencialidades apresentadas acima, a Educação a Distância também possui grandes fragilidades. Um primeiro fator que precisamos ressaltar pode ser a falta de acesso a tecnologia, apesar de aluno contar com o apoio do polo, a falta de acesso a tecnologia impossibilita, um processo ensino-aprendizagem eficaz no âmbito da metodologia EAD. O sistema EAD depende quase que totalmente das Novas Tecnologias, o que pode acabar por marginalizar aquela minoria (porém existente) que não possui acesso.

            Numa sala de aula do sistema educacional tradicional, quando um discente possui alguma dúvida, esta é prontamente suprida pelo professor, porém no caso do sistema EAD, este não consegue sana-las de imediato o que pode ocasionar uma fragilidade no aprendizado.

A interação entre professores e alunos na Educação à Distância não ocorre em tempo real e pro esse motivo, o tempo de resposta tanto dos professores aos alunos como dos alunos aos professores fica muito comprometido. Em caso de dúvidas, as perguntas e questionamentos devem ser feitas através das mídias disponíveis e levam um tempo maior do que se ambas as partes estivessem fisicamente próximas. A comum utilização de meio escrito e a impossibilidade imediata de contestamento ou questionamento na comunicação entre instrutores e aprendizes também prejudicam o entendimento e o esclarecimento das atividades propostas.de acarretar em uma aprendizagem eficiente. (MORAES, 2010, p.3)

 

           Um outro fator que podemos considerar como fragilidade no processo ensino- aprendizagem  do sistema Educacional a Distancia,  consiste no distanciamento entre o professor e o aluno, que pode acarretar uma debilidade no processo avaliativo.

O distanciamento físico professor/aluno, impõe limitações na construção de valores agregados ao processo educativo presencial no que toca a aplicação dos métodos de avaliação disponíveis. Em decorrência de tal realidade, é necessário que se faça uma revisão critica do que é avaliação e como ela vem sendo empregada no Ensino a Distância. (SANTOS, 2009, p.2).

 

          Uma outra questão também referente ao sistema educacional a distancia, que pode ser considerada uma desvantagem consiste na ruptura do papel do professor, isto é sob esta nova metodologia de estudo, o aluno passa a ter mais autonomia do professor, o que poder gerar uma insegurança, já que em todo o seu processo ensino-aprendizagem anterior o professor possuía papel de destaque.

          Também precisamos ter em mente que para um curso de educação a distancia ser realmente eficaz se faz necessário que este possua uma estrutura e organização que não se faz de maneira simples e nem mesmo barata, é necessário que os matérias didáticos disponibilizados por estas instituições sejam claros e de qualidade, assim como o sistema de transmissão de informações.

           Em suma, apesar de compreendermos que o sistema EAD possui fragilidades e potencialidades, considero então que os egressos dessa modalidade tenham as mesmas condições de inserção no mundo do trabalho que os egressos da formação e qualificação pela modalidade tradicional presencial, pois o processo ensino/ aprendizagem se dá de maneira de tão eficiente quanto o presencial, porque o sistema EAD, traz inúmeras ferramentas que aproximam o discente e o docente, o que favorece uma aprendizagem significativa. Porém percebo também que o empenho do discente de um curso de EAD pode ser ainda maior, pois na maior das vezes ele é maior responsável pelo seu conhecimento.

 

REFERÊNCIAS:

RODRIGUES, Cleide Aparecida Faria. Introdução à Educação a Distancia. Ponta Grossa UEPG/NUTEAD, 2010

SANTOS, João Francisco Severo.   Avaliação no Ensino a Distância .Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus, e Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. 2009.               Disponível em http://www.rieoei.org/deloslectores/1372Severo.pdf

MORAES, Victor França de. Desvantagens da EAD. UFMG.2010.

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