E-mail:
Um novo gênero textual.
Introdução:
Na contemporaneidade as mensagens trocadas
via internet assumem papel de destaque no contexto histórico-social. Dessa
forma a anexação destas novas ferramentas didáticas no ambiente escolar
favorece um aporte motivador aos discentes em relação à escrita.
Ressalta-se também a importância em se desenvolver aos discentes o
acesso as novas tecnologias, característica esta suplantada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino
Fundamental II.
Objetivos:
Analisar
as características específicas inerentes a esta forma de comunicação.
Comparar
as mensagens trocadas via internet em relação à outras comunicações escritas,
como as cartas e bilhetes.
Estimular
os alunos à escrita.
Conteúdos:
Como funciona o e-mail.
Como criar um e-mail.
As semelhanças e peculiaridades
entre o e-mail e outros gêneros textuais.
Trocas de mensagens através
de e-mails.
Turmas
destinadas:
6º, 7º, 8º e 9º anos.
Tempo
estimado
Seis Aulas
Recursos:
Papel, lápis e computador
com acesso à internet.
Desenvolvimento:
1º
Momento:
Estimule os alunos a pesquisarem sobre a
funcionalidade do e-mail. Explique a estes a importância deste recurso na
contemporaneidade, e como este pode ser estudado em sala de aula como um gênero
textual, lembrando que como Mikhail Bakthin (1895-1975) caracterizava, um
gênero se constitui assim por atender uma demanda de comunicação e expressão
próprias de uma determinada esfera. Assim sendo, realize uma roda de conversa
com os alunos, e solicite a estes que exemplifiquem situações nas quais o e-mail
se faz mais útil que outras de comunicação, como a carta, bilhetes e
telegramas.
2ºMomento:
Utilizando computadores e um data show ensine os alunos à como
criarem uma conta de e-mail em um provedor. É necessário que os pais estejam
cientes da criação da conta, haja visto que este e-mail poderá ser utilizado
posteriormente pelo aluno. Após a criação da conta, estimule os alunos a
explorarem a página conhecendo as ferramentas existentes.
3ºMomento:
Este é o momento de visualizar a conta e começar
a troca de correspondências. Você pode escrever todos e-mails dos alunos da
sala em um papel e sortear, dessa forma será uma surpresa o destinatário,
causando mais impacto no momento da resposta. Estimule os alunos a escreverem
os e-mail seguindo alguns critérios, tais como: Saudação, que pode ser apenas o
nome do colega, o relato ou diálogo, a despedida, e a assinatura, que pode ser
apenas o nome do remetente.
4ºMomento:
Solicite aos alunos que
comparem os e-mails de sua caixa de entrada com outros gêneros textuais de
comunicação como bilhete e cartas, e peça para que estes de posicionem
criticamente frentes aos benefícios e falhas que tais gêneros podem apresentar.
Peça que relatem esta discussão.
Avaliação:
A avaliação será realizada
mediante a observação dos alunos, onde será verificado se os mesmos
compreenderam as diferentes formas de comunicação escrita entre estas o e-mail
e quais as principais características e potencialidades deste gênero.
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