quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Plano de Aula: O uso do e-mail como gênero textual.


E-mail: Um novo gênero textual.

 

 

Introdução:

    Na contemporaneidade as mensagens trocadas via internet assumem papel de destaque no contexto histórico-social. Dessa forma a anexação destas novas ferramentas didáticas no ambiente escolar favorece um aporte motivador aos discentes em relação à escrita. Ressalta-se  também a  importância em se desenvolver aos discentes o acesso as novas tecnologias, característica esta suplantada pelos  Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II.

 

Objetivos:

Analisar as características específicas inerentes a esta forma de comunicação.

Comparar as mensagens trocadas via internet em relação à outras comunicações escritas, como as cartas e bilhetes.

Estimular os alunos à escrita.

 

Conteúdos:

Como funciona o e-mail.

Como criar um e-mail.

As semelhanças e peculiaridades entre o e-mail e outros gêneros textuais.

Trocas de mensagens através de e-mails.

 

Turmas destinadas:

6º, 7º, 8º e 9º anos.

 

Tempo estimado

Seis Aulas

 

Recursos:

Papel, lápis e computador com acesso à internet.

 

 

Desenvolvimento:

1º Momento:

    Estimule os alunos a pesquisarem sobre a funcionalidade do e-mail. Explique a estes a importância deste recurso na contemporaneidade, e como este pode ser estudado em sala de aula como um gênero textual, lembrando que como Mikhail Bakthin (1895-1975) caracterizava, um gênero se constitui assim por atender uma demanda de comunicação e expressão próprias de uma determinada esfera. Assim sendo, realize uma roda de conversa com os alunos, e solicite a estes que exemplifiquem situações nas quais o e-mail se faz mais útil que outras de comunicação, como a carta, bilhetes e telegramas.

 

2ºMomento:

    Utilizando computadores e um data show ensine os alunos à como criarem uma conta de e-mail em um provedor. É necessário que os pais estejam cientes da criação da conta, haja visto que este e-mail poderá ser utilizado posteriormente pelo aluno. Após a criação da conta, estimule os alunos a explorarem a página conhecendo as ferramentas existentes.

 

3ºMomento:

    Este é o momento de visualizar a conta e começar a troca de correspondências. Você pode escrever todos e-mails dos alunos da sala em um papel e sortear, dessa forma será uma surpresa o destinatário, causando mais impacto no momento da resposta. Estimule os alunos a escreverem os e-mail seguindo alguns critérios, tais como: Saudação, que pode ser apenas o nome do colega, o relato ou diálogo, a despedida, e a assinatura, que pode ser apenas o nome do remetente.

 4ºMomento:

Solicite aos alunos que comparem os e-mails de sua caixa de entrada com outros gêneros textuais de comunicação como bilhete e cartas, e peça para que estes de posicionem criticamente frentes aos benefícios e falhas que tais gêneros podem apresentar. Peça que relatem esta discussão.

Avaliação:

A avaliação será realizada mediante a observação dos alunos, onde será verificado se os mesmos compreenderam as diferentes formas de comunicação escrita entre estas o e-mail e quais as principais características e potencialidades deste gênero.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário